Problemas no CRUSP
Leonildo Correa -- 17/09/2007 -- Fiz uma lista com os principais problemas do CRUSP. Certamente, não é uma lista que foi feita para agradar ou puxar o saco de alguém. É uma lista descritiva que mostra a realidade como ela é. Se gostou, tudo bem !!! Se não gostou, tudo bem da mesma forma !!! A verdade tem que ser dita...
Uma das minhas principais características é falar e fazer aquilo que tem que ser falado e feito e, muitas vezes, faço isso sacrificando interesses pessoais materiais. Perdi muitas bolsas e arrumei muitos inimigos por fazer aquilo que era certo e correto. Queriam que eu agisse contra a minha consciência... Não faço isso, pois a minha consciência anda e dorme comigo. Se eu não tiver em paz com ela, eu jamais terei paz. E se ela não se manifesta, eu não sou livre...
++ USPnet
1) Redes Piratas capturam o sinal da USP e emitem um novo sinal, mais forte que o primeiro, levando os computadores a se conectarem no computador pirata;
2) Conexão, muitas vezes, pior do que na internet discada. Se o computador conecta, não obtém IP. Se conecta e obtém IP, não navega;
3) Bloco A não tem acesso a internet;
4) Instabilidade da rede e bloqueios de IP é doloso;
5) Controle e filtro nos servidores possibilitam o monitoramento da navegação dos usuários;
6) Técnicos que não dominam a tecnologia;
7) Equipamentos de qualidade ou de segunda mão ?
8) Posição das antenas interferem na captura do sinal;
9) Nível (força) do sinal não é contínua e nem constante.
++ Solução para USPnet:
1) Auditoria externa na rede e nos servidores da USP, visando detectar as sabotagens, o monitoramento e as invasões de privacidade dos usuários;
2) Medição e correção da força do sinal em todos os blocos e andares dos edifícios do CRUSP;
3) Correção da posição das antenas, visando direcionar o sinala para os aptos;
4) Eliminação dos filtros dos servidores;
5) Treinamento e capacitação de novos técnicos para cuidar da USPnet;
6) Demissão dos sabotadores.
++ CRUSP (Moradia)
1) Aluguel das vagas do CEPEUSP deve ser feita depois de encher todos os alojamentos do CRUSP. Isso tem sido feito antes dos alojamentos do CRUSP, desperdiçando uma grande quantidade de recursos da Assistência Estudantil;
2) Moradores regulares que não tem Direito a Moradia e estão no CRUSP (São usados pela COSEAS para espionar os demais moradores);
3) Coronelismo dos funcionários e das assistentes sociais contra os moradores;
4) Incentivo, por parte das assistentes da Coseas, de comportamentos sociais nocivos (traição, delação, espionagem, etc), jogando um morador contra o outro;
5) Monitoramento de moradores regulares por parte dos seguranças da Coseas;
6) Falta de diálogo entre os moradores e a Coordenadora que toma as suas decisões com base apenas nas idéias e informações fornecidas pelos funcionários que, muitas vezes, atuam contra os moradores. Decisão unilateral.
7) Tramóias e picaretagens das assistentes da Coseas na concessão de bolsas trabalho. Os alunos alinhados com o órgão recebem as bolsas, enquanto os demais são excluídos (Projetos das assistentes, monitoria na Pró-aluno, etc);
8)A Coseas ataca os alunos usando a Consultoria Jurídica da Universidade. De um lado o aluno sozinho, sem dinheiro e sem nada. Do outro lado, a Coseas, a Consultoria Jurídica, os Seguranças, enfim, o Estado. Um aluno contra o Estado. É uma relação excessivamente desigual e injusta.
9)Ameaças das assistentes contra alunos moradores do CRUSP. Uns elas atacam com a Consultoria Jurídica. Outros que não tem nenhum Direito à moradia são tolerados passivamente.
10) As reclamações dos alunos, em sua maioria, são ignoradas e esquecidas. Logo, o barril começa a ser enchido de pólvora.
++ CRUSP (Sala Pró-aluno) -- Descontrole total:
1) Computadores com login e senha colados no monitor;
2) Qualquer pessoa pode entrar na sala e usar os computadores pelo tempo que quiser;
3) Impressora quebra semanalmente porque a bandeja de impressão é aberta a cada folha;
4) Monitores bolsistas que não cumprem o horário estipulado;
5) Seleção de monitores bolsistas é completamente tendenciosa e viciada;
6) Horário de funcionamento da Sala é descontínuo e fragmentado;
7) Pessoa responsável pela Sala é uma assistente social que não entende nada de computador.
++ CRUSP (Moradores)
1) Egoísmo, individualismo, indiferença e parasitismo da maioria dos moradores;
2) Servir e obedecer às ordens das assistentes sociais rende bolsas;
3) Moradores reclamam, mas não fazem nada e nem apóiam quem pode fazer;
4) Funcionários chicoteiam e prejudicam os alunos e moradores, visando atingir os professores, que vão segurar a revolta estudantil. A idéia é usar o ódio dos estudantes contra os docentes e como um meio de pressão;
5) Quanto mais problemas no CRUSP, melhor !!! Assim os movimentos radicais conseguem massa de manobra facilmente;
6) A agenda do CRUSP é incomum e interessa somente aos moradores. Isso ficou claro na ocupação da Reitoria, quando os burgueses queriam excluir das negociações os pedidos do CRUSP. Por isso, os moradores do CRUSP devem lutar aqui dentro por seus interesses e por mais assistência estudantil;.
++ CRUSP (Algumas soluções)
1) Os problemas do CRUSP devem ser resolvidos dentro do CRUSP e por moradores do CRUSP;
2) Maior atenção dos Professores e administradores da Universidade aos problemas e às reivindicações dos alunos;
3) Canal aberto de diálogo da Reitoria com os alunos. É melhor conversar e negociar no início do problema do que com ocupação;
4)Professores devem receber e atender as reivindicações dos alunos, impedindo, assim, a formação de uma agenda comum com outros movimentos radicais. Receber e ignorar é como não receber;
5)A maioria dos problemas podem ser resolvidos de forma simples e rápida. As complicações e impossibilidades são colocadas pelos funcionários que não querem ver solução, mas a continuidade do problema. Muitas vezes, os professores não ficam nem sabendo que o problema existe. Somente vão conhecê-lo quando a bomba explode.
6) Incentivar e apoiar novos meios de manifestação democrática: abaixo-assinado, ouvidoria, canal de diálogo e pedidos, etc;
7) Evitar negociar e atender órgãos sem representatividade e que somente falam em nome próprio e buscando benefícios pessoais. Devem ser atendidas apenas as reivindicações que beneficiem a coletividade e não um órgão específico: DCE, CA, etc;
8) Devem ouvir os alunos nas questões que repercutem sobre os alunos. Ouvir apenas os órgãos pseudos-representativos ou os obscuros representantes discentes, não é garantia de aceitação dos alunos;
9) Evitar o acúmulo de pequenos problemas ao longo do tempo. O acúmulo de pequenas coisas gera grandes ódios. Resolver as questões o mais rápido possível;
10) Art. 37 da Constituição Federal: "A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Se cumprirem isso, não teremos problema;
11) Formação de um grupo de monitores voluntários, sem bolsa, autorizados a abrir a Sala Pró-aluno do CRUSP, nos horários que não tem monitor ou quando estes faltarem. Certamente, deverá haver uma lista indicando qual monitor abriu e em qual horário;
12) A Universidade é um sistema orgãnico que engloba os Professores, os alunos, os funcionários e a sociedade. E esse sistema só funciona se todas as partes estiverem satisfeitas. E um negócio só é bom quando todas as partes ganham. Se alguém perde, o negócio não é bom. Nenhuma parte deve oprimir, explorar e excluir a outra, mas cada uma delas tem sua agenda individual específica, ou seja, uma parte não deve usar a outra como massa de manobra ou como bucha de canhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário